Image

A Cooperativa

Foi no dia 3 de Fevereiro de 1959, através da emissão do alvará do Ministério da Economia e com a posterior publicação no Diário do Governo III Série Nº 39 de 16 de Fevereiro de 1959, que se deu vida a Cooperativa Ribadouro, sob a designação de “Adega Cooperativa de Ribadouro, Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada”.

No dia 28 de Fevereiro desse ano, é iniciada a subscrição da capital da cooperativa, cada acção tinha o valor de 30$00.

No 1º dia de subscrição, foram adquiridos por 288 associados um total de 72.985 acções.

Em 7 de Agosto de 1959, por Escritura Pública celebrada no Cartório Notarial de Mogadouro é realizado o registo comercial da cooperativa.

Nos estatutos da cooperativa, na sua última redacção datada de 2004 é descrito como sendo o seu objecto principal efectivar, quaisquer que sejam os meios e as técnicas utilizadas, as operações respeitantes à natureza dos produtos provenientes das explorações dos Cooperadores e a prestar serviços diversos, que se concretizam em cada uma das secções (Secção A - Vitivinicultura; Secção B - Compra e venda de artigos destinados às explorações agrícolas), podendo ainda, de acordo com os seus Estatutos efectuar a título subsidiário actividades próprias de outros ramos necessários à satisfação das necessidades dos seus Cooperadores. Actualmente a Cooperativa conta com mais de 2.300 Cooperadores.

A produção média dos últimos anos da cooperativa é de 3 milhões de litros de vinho, repartida por vinho tinto, branco e rosé. Esta é, repartida por diferentes categorias de vinhos, desde o denominado vinho, passando vinho Regional ou I.G., D.O.C, Colheita Seleccionada e Reserva.

A cooperativa comercializa os seus vinhos utilizando 4 marcas próprias (Pauliteiros, MiranduM, Lhéngua Mirandesa e Ribeira do Corso).

A comercialização por mercados da responsabilidade directa da cooperativa é a seguinte:

- Mercado nacional – 45%
- Comunidade Europeia -15%
- Fora da U.E. – 40%

O nosso compromisso

No presente, a cooperativa tem um compromisso de seriedade e rigor, nas suas relações comerciais e sociais, quer com clientes, fornecedores, cooperadores, e também, com os demais agentes envolvidos nesta actividade.
Continuar a apresentar produtos e embalagens diversificados. Não deixar de inovar. Procurar sempre satisfazer, quem escolhe os nossos produtos e é o nosso parceiro. É esta imagem de responsabilidade que, a cooperativa está empenhada, em continuar a transmitir como legado do seu passado.
Image